5 de mai. de 2009

Pilhas



Todos conhecemos e a utilizamos pilhas no nosso dia –a-dia. Elas estão nas lanternas, rádios, controle remoto de tv, brinquedos ...




Os trabalhos de Galvani influenciaram Alessandro Volta que após muitos pesquisas desenvolveu a primeira bateria em 1800. Para criar essa bateria, ele fez uma pilha de camadas alternadas de zinco, papel mata-borrão ensopado em água salgada e prata













Para explicarmos o funcionamento da pilha, suponhamos por exemplo que separemos fisicamente a barra de zinco de uma solução de sulfato de cobre .
O zinco é imerso numa solução de sulfato de cobre, assim como uma barra de cobre. As duas barras encontram-se interligadas eletricamente mediante um fio. Este dispositivo forma uma pilha.
Ao examinarmos qualquer bateria, notamos que ela tem 2 terminais. Um terminal está marcado (+), ou positivo, o outro terminal está marcado (-), ou negativo. Em uma bateria tipo AA, C ou D (baterias normais de lanternas), as pontas das baterias são os terminais. Em uma bateria grande de carro, existem 2 terminais de chumbo.






Os Elétrons se agrupam no terminal negativo da bateria. Se conectarmos um fio entre os terminais positivo e negativo, os elétrons fluirão do terminal negativo para o terminal positivo.
Dentro da bateria, uma reação química produz os elétrons. A velocidade da produção de elétrons por esta reação química controla quantos elétrons podem fluir entre os terminais. Os elétrons fluem da bateria para dentro do fio e passam do terminal negativo para o terminal positivo para que a reação química aconteça .


As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Dentre esses metais os que apresentam maior risco à saúde são o chumbo, o mercúrio e o cádmio.
Uma maneira de reduzir o impacto ambiental do uso de pilhas e baterias é a substituição de produtos antigos por novos que propiciem um maior tempo de uso, como por exemplo o uso de pilhas alcalinas ou de baterias recarregáveis no lugar de pilhas comuns. Também pode-se eliminar ou diminuir a quantidade de metais pesados na constituição das pilhas e baterias.

Um comentário:

  1. Gostei muito das ilustrações deste post. Ficou muito bom!
    O post anterior também está muito bom. Gostei muito de ambos.

    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir