Tales de Mileto, filósofo grego que viveu no século VI a.C., observou a primeira emantação que temos notícia, num pedaço de âmbar .
*âmbar é uma palavra grega que significa elétron, que deu origem aos termos eletrizado, eletrização, eletricidade.
Somente no século XVI d.C. começaram a ser feitas observações de fenômenos elétricos pelo médico inglês William Gilbert. Ele observou que vários corpos, após serem atritados, se comportavam como âmbar.
Atualmente sabemos que todas as substâncias podem se comportar como o âmbar, ou seja, apresentam-se eletrizados quando são atritados com outras substâncias.
Exemplos:
- plástico se eletriza ao atrito com a seda e atrai o isopor
- o pente se eletriza atritado com os fios de cabelo e atrai um filete de água da torneira
- uma roupa de nylon se eletriza no contato com o corpo humano
- um automóvel em movimento se eletriza pelo atrito com o ar
- um canudo de plástico se eletriza no atrito com o papel e atrai fios de cabelos
- barra de vidro atritada com seda, atrai o papel
- borracha atritada com lã, atrai papel
Como um corpo se eletriza?
Benjamim Franklin (século XVIII) observou que quando dois corpos são atritados, um deles se eletriza positivamente e outro negativamente e formulou a teoria de que os fenômenos elétricos são produzidos devido um fluido elétrico existente em todos os corpos. Assim um corpo não eletrizado, ou seja, corpo neutro, este fluido exite em "quantidade normal". Já quando dois corpos são atritados entri si, parte do fluido elétrico se transfere de um corpo para outro. O corpo que recebe o fluido fica eletrizado positivamente e o que perde fluido fica eletrizado negativamente. Assim não há criação nem destruição de carga elétrica, e sim transferência.
Atualmente sabemos que esta transferência não é feita através do fluido elétrico, e sim pela passagem de elétrons. Na teoria atômica moderna, toda matéria é constituída de partículas denominadas prótons, nêutros e elétrons.
Os prótons possuem carga positiva, os elétrons carga negativa, e os nêutrons não possuem carga. Desta forma um corpo em estado normal, não eletrizado possui o número de prótons igual ao de elétrons. Quando atritado, este corpo poderá perder elétrons e assim ficar com excesso de prótons, apresentando eletrizado positivamente. Ou quando atritado pode receber elétrons e ficará eletrizado negativamente.
Gostei!
ResponderExcluirPara melhorar, no próximo post você pode incluir imagens e vídeos.
Depos te explico como!
Beijos!